22 de ago. de 2011

Ionizador na Piscina – tudo o que você queria saber

Cada vez mais, as pessoas tem procurado substituir o uso do cloro e produtos químicos para tratar a água da piscina.
Primeiro para evitar gastos mensais com a compra desses produtos e, segundo, para utilizar meios mais saudáveis de tratamento de água, sem expor desnecessariamente os usuários da piscina (principalmente crianças) ao excesso de produtos químicos presentes na água.

Uma das alternativas atuais do mercado de piscinas é o uso do Ionizador.

- O que é o Ionizador?

O ionizador é um equipamento de pequeno porte que é instalado na tubulação da piscina e tem uma ligação com um quadro de comando.

Quando a água da piscina é aspirada ou drenada, ela passa pelo equipamento que libera íons de cobre e de prata. Estes íons matam algas, bactérias e vírus presentes na água.

- O que são íons de cobre e prata?

Um íon é uma espécie química eletricamente carregada, geralmente um átomo ou molécula que perdeu ou ganhou elétrons.

Os íons de cobre têm a habilidade de penetrar na membrana exterior protetora das células das algas, desestabilizando o equilíbrio enzimático e, deste modo, provocando a morte das algas. Já a prata é eficaz por causa de sua capacidade de interferir na reprodução do DNA e de acelerar a fase da morte das bactérias e dos vírus. Embora letal às bactérias e às algas, este processo é seguro aos seres humanos.

- Como é feita a limpeza da piscina com o ionizador?

A matéria orgânica (bactérias, algas, fungos, vírus, etc.) são aglutinados (floculados) pela interação com esses íons que o ionizador libera.

E essa floculação é retirada da piscina em parte pelo filtro, e a outra parte pela aspiração normal.

- O cobre pode afetar seres humanos?

Em geral, todo metal em quantidade excessiva provoca danos aos seres humanos. Mas, a ionização é um processo seguro pois a concentração de cobre utilizado é extremamente baixa.

Para se ter uma ideia, a quantidade de cobre utilizado na ionização equivale a 1/3 da quantidade de cobre encontrado na água potável que consumimos diariamente.

- Com o ionizador instalado, o que mais é preciso para manter a água limpa?

Com o ionizador fazendo seu papel de aproveitar a filtragem da água para eliminar algas e bactérias, e como o nível de PH ou alcalinidade não altera sua eficiência, o ideal é utilizar o skimmer para filtrar sujeiras que ficam boiando na água e o aspirador para o fundo da piscina. O PH e a Alcalinidade podem ser equilibrados com produtos específicos utilizados sempre que necessário.

- Por que utilizar ionizador e não cloro?

O ionizador fornece uma alternativa segura de limpeza da água da piscina, além de ser mais econômica ao longo do tempo.

Já o cloro precisa ser utilizado na frequência e quantidades corretas, além de se tornar um custo mensal adicionado à despesa da casa.

O cloro em excesso provoca danos aos seres humanos, ao passo que a falta dele na piscina faz com que bactérias, algas e outros micro-organismos se proliferem também causando danos os seres humanos.

O ionizador acaba com estes problemas, já que os íons de cobre e prata são descarregados na água de forma controlada e trabalha a água de forma uniforme quando esta passa pela tubulação.

Ao longo dos meses, o custo do ionizador passa a compensar todo o gasto com produtos químicos.

Não respondemos todas as suas dúvidas? Então mande-a para cottage@cottage.com.br

1 comentários:

Anônimo disse...

Ola Existem comentários que sinalizam que o ionizador não substitui o cloro por que não é oxidante (então não elimina todas as impurezas da água. Isto é correto?

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua dúvida ou comentário. Caso queira entrar em contato com a loja, segue nosso e-mail: cottage@cottage.com.br.

Por favor, não esqueça de deixar SEU E-MAIL de contato, ok?

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting