16 de ago. de 2011

Receita: Costelas grelhadas e cozidas no vapor com vegetais


Rendimento: 5 porções
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozimento: 2 horas
Método de cozimento: grelhar e cozer

Ingredientes
1kg de costelas bovinas
1/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xí­cara de açucar mascavo
Sal a gosto
Pimenta do reino
1/2 colher de chá de tomilho
1/2 colher de chá de orégano
Legumes a gosto (cebola, alho, cebolinha, batata, cenoura, cogumelos, nabos, abóbora, entre outros) cortado em pedaços
1 xícara de caldo de carne
1 xí­cara de vinho tinto (como cabernet)

Instruções: Os vegetais podem ser utilizados a gosto, de acordo com a disponibilidade da época.
Preparação:
Cerca de uma hora antes de grelhar, limpe bem as costelas, lave com água morna e seque com papel toalha. Aplique com as mãos, a mistura de farinha, açucar, sal, pimenta, tomilho e orégano sobre as costelas. Enquanto as costelas estão descansando, limpe e corte os vegetais.

A churrasqueira deve estar pré-aquecida a temperatura média-alta. Utilize somente um lado da churrasqueira, sendo que no outro lado, o fogo deve estar desligado.
Passe um pouco de óleo em volta da costela e coloque-a na grelha. Use pinças para virar a costela de um lado para outro, de forma que ela fique grelhada (a cor externa deve ser mais escura do que manteiga de amendoim, mas não tão escuro como chocolate). Isso pode levar cerca de 5 a 15 minutos, dependendo do calor da grelha. Cuidado para não queimar a costela, já que o açúcar tem essa tendência.
Depois de atingir a cor castanha, coloque a costela em uma panela (você pode cortar a peça no meio, se precisar) e adicione os legumes, o vinho e o caldo de carne. Deixe a panela sobre o lado quente da grelha até que o lí­quido comece a ferver e, depois, mova a panela para o lado sem aquecimento. Feche a tampa da panela e feche a tampa da churrasqueira, deixando cozinhar por pelo menos 2 horas. Procure não abrir muito a churrasqueira.
Quando for verificar o cozimento, adicione mais caldo se necessário. A gordura da costela, juntamente com a farinha e lí­quido, irão formar um molho tenro e escuro.
Depois de pronto corte-a costela em porções individuais para servir.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua dúvida ou comentário. Caso queira entrar em contato com a loja, segue nosso e-mail: cottage@cottage.com.br.

Por favor, não esqueça de deixar SEU E-MAIL de contato, ok?

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting