Uma das alternativas atuais do mercado de piscinas é o uso do Ionizador.
- O que é o Ionizador?
O ionizador é um equipamento de pequeno porte que é instalado na tubulação da piscina e tem uma ligação com um quadro de comando.
Quando a água da piscina é aspirada ou drenada, ela passa pelo equipamento que libera íons de cobre e de prata. Estes íons matam algas, bactérias e vírus presentes na água.
- O que são íons de cobre e prata?
Um íon é uma espécie química eletricamente carregada, geralmente um átomo ou molécula que perdeu ou ganhou elétrons.
Os íons de cobre têm a habilidade de penetrar na membrana exterior protetora das células das algas, desestabilizando o equilíbrio enzimático e, deste modo, provocando a morte das algas. Já a prata é eficaz por causa de sua capacidade de interferir na reprodução do DNA e de acelerar a fase da morte das bactérias e dos vírus. Embora letal às bactérias e às algas, este processo é seguro aos seres humanos.
- Como é feita a limpeza da piscina com o ionizador?
A matéria orgânica (bactérias, algas, fungos, vírus, etc.) são aglutinados (floculados) pela interação com esses íons que o ionizador libera.
E essa floculação é retirada da piscina em parte pelo filtro, e a outra parte pela aspiração normal.
- O cobre pode afetar seres humanos?
Em geral, todo metal em quantidade excessiva provoca danos aos seres humanos. Mas, a ionização é um processo seguro pois a concentração de cobre utilizado é extremamente baixa.
Para se ter uma ideia, a quantidade de cobre utilizado na ionização equivale a 1/3 da quantidade de cobre encontrado na água potável que consumimos diariamente.
- Com o ionizador instalado, o que mais é preciso para manter a água limpa?
Com o ionizador fazendo seu papel de aproveitar a filtragem da água para eliminar algas e bactérias, e como o nível de PH ou alcalinidade não altera sua eficiência, o ideal é utilizar o skimmer para filtrar sujeiras que ficam boiando na água e o aspirador para o fundo da piscina. O PH e a Alcalinidade podem ser equilibrados com produtos específicos utilizados sempre que necessário.
- Por que utilizar ionizador e não cloro?
O ionizador fornece uma alternativa segura de limpeza da água da piscina, além de ser mais econômica ao longo do tempo.
Já o cloro precisa ser utilizado na frequência e quantidades corretas, além de se tornar um custo mensal adicionado à despesa da casa.
O cloro em excesso provoca danos aos seres humanos, ao passo que a falta dele na piscina faz com que bactérias, algas e outros micro-organismos se proliferem também causando danos os seres humanos.
O ionizador acaba com estes problemas, já que os íons de cobre e prata são descarregados na água de forma controlada e trabalha a água de forma uniforme quando esta passa pela tubulação.
Ao longo dos meses, o custo do ionizador passa a compensar todo o gasto com produtos químicos.
Não respondemos todas as suas dúvidas? Então mande-a para cottage@cottage.com.br
1 comentários:
Ola Existem comentários que sinalizam que o ionizador não substitui o cloro por que não é oxidante (então não elimina todas as impurezas da água. Isto é correto?
Postar um comentário
Olá, deixe aqui sua dúvida ou comentário. Caso queira entrar em contato com a loja, segue nosso e-mail: cottage@cottage.com.br.
Por favor, não esqueça de deixar SEU E-MAIL de contato, ok?